sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mulheres e Cerveja

Hoje há aquele grande preconceito: cerveja é bebida de macho! Ha, mas tem muito homem que não bebe como muita mulher.. óbvio que existe muita mulher fresca por ai, mas não vamos generalizar :)

 
Como prova de que mulher e cerveja combinam, é só olhar na história. A cerveja iniciou e continuo viva graças à mulher.  Há muuuuitos anos atrás, produzir cerveja era uma atividade caseira. As mulheres, ao produzirem o pão, aproveitavam para produzir a cerveja, as quais tinham os mesmos ingredientes que o pão. Então, sim, as mulheres que faziam a bebida e não os homens, tanto que na Alemanha, até certo século, os materiais para produzir cerveja faziam parte do enxoval da noiva! Nada mal né? E enquanto os homens rezavam por sei lá o que quando casavam, as mulheres pediam a deus que ajudasse “o pão quando eu amassar e a cerveja quando eu produzir”. Em diversas culturas mulheres eram consagradas por produzirem a bebida dos deuses. Com o passar dos anos as técnicas foram se aperfeiçoando, a civilização crescendo e a sociedade evoluindo, o que fez com que mulheres passassem a vender a produção excedente, tornando assim um negócio que trazia lucros para família.  No séc. XII, há registros de uma cidade pequena inglesa onde somente 8% dos cervejeiros era homem. Mas com o tempo, obviamente, as coisas foram mudando. A atividade passou a representar independência financeira dos maridos, o que gerou reações e leis que restringiam a mulher no séc. XVI. No final do séc. XVIII as coisas pioraram para mulher, pois com o crescimento de  grandes empresas, da produção em escala e com as novas tecnologias, o homem, que estava ligado as novidades, começou a predominar no negócio cervejeiro. Hoje há muita mulher ligada a produção e degustação de cerveja, mas, infelizmente, quando se pensa em mulher e cerveja logo vem aquela imagem das propagandas, onde tem sempre uma semi-nua gostosona só servindo ou fazendo nada ao lado de uma gelada :) A realidade é que a gente gosta mais de beber, produzir, degustar e viver a cerveja do que servir. E é issso ai:)
Procurando um pouco sobre mulher e cerveja achei duas notícias que podem interessar...uma para animar as mulheres e outras não.
Primeiro a notícia ruim: “Mulheres que tomam cerveja regularmente têm risco maior de desenvolver psoríase - doença de pele crônica e auto-imune caracterizada por manchas em todo o corpo que causam coceira” em http://veja.abril.com.br/noticia/saude/mulheres-que-bebem-cerveja-tem-maior-risco-de-desenvolver-psoriase
Notícia boa: “Descobriu-se recentemente que um outro (e também alcoólico) néctar dos deuses, chamado cerveja, contribui, de forma considerável, para a manutenção da densidade óssea feminina, evitando, assim, a osteoporose”  em http://www.ruadireita.com/alimentacao/info/cerveja-fortalece-os-ossos-da-mulher/

A real, tomem regularmente com moderação que a vida ta tri:)
Abs


Referências:
MORADO, Ronaldo. Larousse da Cerveja. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário