quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Festa de Cerveja

Para quem  gosta de uma boa cerveja artesanal e uma festa alemã no interior do RS ta ai a dica:) 





1° encontro de Cervejarias Artesanais na melhor cidade do mundo (na minha opinião, é claro).. a cidade que tem o melhor festival do Chopp do Brasil, agora vai reunir boas cervejas em um final de semana com muita festa!

Prost!

Boas notícias

Sabe o que é melhor que beber uma cerveja? É ter bons motivo para beber uma cerveja... Vai ai o link de uma reportagem do Estadao sobre uma pesquisa feita em Bruxelas!

a melhor frase "consumo moderado de cerveja após exercícios físicos é tão eficaz quanto a água para a hidratação, segundo especialistas médicos."

Vamo que vamo... e agradecimentos a Gabriela Molinari, a qual recomendou essa grande leitura :)

domingo, 25 de setembro de 2011

Antes da Roda e da Escrita


O que surgiu antes da roda, do alfabeto fenício, da guerra de tróia, de Alexandre (o grande), de Maomé e antes de Cristo?  Sim, ela mesmo.  A bela cerveja. O primeiro registro de fabricação de cerveja foi em Tebas, no ano 3400 a.C, logo depois de surgir a escrita, portanto, certamente, a cerveja já havia sido produzida bem antes, porém, não havia sido registrado. A cerveja acompanhou a história. 

A maioria de nós tem um maior conhecimento sobre a cerveja nas últimas épocas, mas muitos de nós não sabemos do seu início, o qual procuramos relatar brevemente nesse texto. Mas beeem breve, porque hoje é domingo, dia de tomar cerveja e não de ler sobre cerveja. Grande parte da história aqui contada foi tirada do livro Larousse da Cerveja de Ronaldo Morado,  um livro ótimo pra quem ama cerveja x)

Acredita-se que  ela surgiu por acaso no Oriente Médio, logo depois do surgimento do pão. É possível que isso tenha acontecido a partir do armazenamento das colheitas em vasos que por fim a chuva tratou de umedecer e depois foram colocados a secar...ou também pode ter surgido a partir das observações feitas sobre a fermentação da massa do pão. Nada é sem por 100% certo, mas sabe-se que a cerveja surgiu há milhares de ano atrás, tanto que em desenhos rupestres já se encontrava referências a uma bebida que lembra cerveja.  Diversos e distintos índicios mostram que a bebida já era uma atividade estabelecida e organizada na época em que as cidades começaram a ser contruídas (6000 a.C), tanto que alguns pesquisadores afirmam que a cerveja teve um grande papel na criação da sociedade civilizada. Em tábuas antigas, no Momunento Blau dos Sumérios, no Código de Hamurábi e em outros registros já encontramos sinais da importância da cerveja.
A cidade de Pelesium (Egito) foi o primeiro maior centro produtor de cerveja da história. A cerveja começou a crescer, porém acabou não sendo muito bem aceita pelos gregos e, posteriormente, pelos romanos, os quais amavam vinho. Esse fato acabou por influenciar a perda da popularidade da cerveja, porém, por ser mais barata, ela continuou existente nas camadas mais baixas da sociedade. Pelo fato de não depender somente de ingrediente (como a uva do vinho) e de continuar conquistanto a população, a cultura cervejeira não desapareceu e continuou crescendo graça a alguns povos (trácios, celtas, germânicos e até romanos que tiveram uma resistência inicial) que consideravam a cerveja uma bebida sagrada, uma bebida dos deuseus.
Até o início da Idade Média a produção era mais caseira, porém, ao longo do período medieval, sua produção passou a ser feita em maior escala. Considerada um remédio e um produto de necessidade nutricional (sendo dada até para as crianças), os mosteiros começaram a produzir a bebida. Os estabeleciomentos religiosas da época eram organizados, reuniam homens alfebetizados,  tinham técnicas de registro, utensílios entre outros fatores que ajudaram o crescimento da produção de cerveja nesse meio. Depois, com a Renascença veio o capitalismo e novas técnicas de produção, comércio e ampliação do mercado..mudanças que a cerveja acompanhou. De produção caseira, passou a ser um negócio com o objetivo de obter lucros..assim, aos poucos, começou a surgir as cervejarias. As técnicas foram se aperfeiçoando, novos tipos de cerveja iam surgindo e o negócio só ia crescendo.
Durante a passada dos séculos a cerveja teve seus apogeus e suas crises. O séc XV e XVI foram anos de prosperidade para a cerveja, porém, o séc XVII foi uma época de desafios e competições. Entre o final do séc XIX e o início do XX, houve uma era de repressão ao consumo de álcool, o que acabou refletindo no consumo da Cerveja. Em alguns países (como Bélgica-com Belgiam Vandervelde Acdt- e Reino Unido- com o Beer Act) o consumo da cerveja aumentou e foi estimulado pelos governantes do país, pois essa bebida tinha um teor alcóolocio muito menor que outras bebidas. Em outros países (EUA – com a Lei Seca), o movimento acabou sendo muito radical, afetando negativamente o consumo da cerveja.
Com as duas Guerras Mundiais, a mão de obra diminuiu, a dificuldade de obter matéria prima cresceu, o comércio e as indústrias reduziram e as cervejarias decaíram. Porém, com o momento pós-guerra, o clima de renascimento estimulou os negócios, entre eles, a indústria da cerveja. Novos movimentos foram surgindo durante os anos, restrições foram sendo abolídas, micro fabricas foram surgindo e a globalização do mercado foi influenciando no crescimento da bebida que hoje conquista o mundo. 

Ainda tem muita história para ser contata, mas para iniciar, um resuminho ta valendo x) Se alguém achou que a a escrita ou a roda foi a primeira melhor invenção do mundo, que moveu gerações...bom, depois disso, a gtn sabe que a cerveja chegou bem antes e, com certeza, ELA foi a melhor primeira melhor invenção do mundo. E ELA é a melhor invenção até os dias de hoje :) 

Até a próxima!



Referências:
MORADO, Ronaldo. Larousse da Cerveja. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

.

Se ela é loira, morena, ruiva ; Se ela é alemã, irlandesa ou japonesa; se ela é da família Lagers, Ales, Lambics; Se o corpo dela é pequeno, grande, com curvas ou sem. Não importa sua aparência, mas sim a sua essência. A cerveja, causa e solução dos nossos problemas (Homer Simpson), é  a grande paixão  que passa de geração para geração. Durante a história agradou todas as classes e gêneros, acompanhando diferentes homens em diferentes locais, ocasiões e necessidades. Estudos mostram que antes de Cristo, na Mesopotâmia (atual Iraque), já havia evidências da bebida. Ela é antigaa tchê, portanto, precisamos respeitar essa senhora que sempre está conosco, preparada e gostosa para qualquer situação. 

Alguns acreditam que sem a cerveja a civilização não existiria. Sinceramente, acredito nisso, motivo pelo qual acho importante pessoas dedicarem seu tempo pesquisando, escrevendo, lendo, produzindo e, principalmente, degustando ela. É um bem para a sociedade. Dizem que ela pode causar danos, estragos e grandes prejuízos. Discordo. Quem causa tudo isso é o homem que usufrui dela e de diversos outros objetos/bebidas/artefatos, de modo indevido.

Sabe quando você está no trabalho e bate aquela vontade de beber uma cerveja? Ou quando você está ás 22h na aula querendo estar no bar? Ou quando você está em uma festa de criança ou alguma outrasituação em que a cerveja não está presente, mas você está pensando nela? Esse blog foi feito para nos ajudar nessas situação...quando a gtn não pode estar com ela, mas quer estar perto dela. Bom, se você não é apaixonado por cerveja, também é bem vindo, sempre pode ter algo útil e inútil para sua existência.

“All we need is beer” foi criado para unir e satisfazer pessoas que são apaixonados por cerveja, pessoas que precisam da cerveja. Aqui, iremos falar sobre várias coisas relacionadas ao mundo da cerveja. Sobre a história, sobre o produto, as empresas, os tipos, a fabricação, as marcas, sobre bares, festas, propagandas, entre outros assunto que fazem parte desse mundo. Não somos profissionais, só amamos a cerveja. Não temos o objetivo de fazer “concorrência” com outros sites, blogs, páginas... só queremos nos unir a eles para lutar por um bem maior: a cerveja.  Idéias, sugestões, textos, críticas, etc. sempre serão bem vindos daqueles que gostam de sentar em um bar e apreciar a bela loira, morena, ruiva... aliás, agradecemos toda e qualquer  participação.

Essa foi só uma introdução do nosso propósito. EM BREVE, algo realmente útil sobre a cerveja...
Abraços, e não esqueçam: se estiverem bebendo, não dirigiam. Sempre pode aparecer um buraco para derrubar a cerveja.

NG e HCK